-
- 29 nov
Conheça as utilidades e vantagens do caminhão munck
O caminhão munck pode salvar a sua empresa!
O caminhão munck é um tipo de caminhão que tem um guindaste hidráulico instalado sob o chassi. É de grande utilidade para movimentar, instalar, levantar e transportar cargas.
Neste artigo daremos algumas dicas para operar caminhões Munck de maneira segura.
De onde vem o termo Munck?
Munck vem de “Tore Albert Munck”, dono da empresa de equipamentos hidráulicos que levava o seu nome, na Finlândia.
Foi dele a ideia de acoplar um guindaste na carroceria dos caminhões para auxiliar na transferência de carga para caminhões.
Hoje, existem várias empresas que fabricam caminhão Munck, mas mesmo assim, os caminhões deste tipo ainda levam o nome do “dono da ideia”.
Quem pode operar um Munck?
Somente pessoas habilitadas com a CNH nas categorias C, D e E estão autorizadas a conduzir um caminhão tipo Munck.
Vale lembrar que treinamentos teóricos e práticos são essenciais para uma boa operação desse tipo de máquina.
Geralmente, um Técnico em Segurança é capaz de avaliar a viabilidade da utilização por novos condutores.
Acessórios de segurança
Profissionais de segurança recomendam a utilização de alguns acessórios para reforçar a segurança dos operadores desse tipo de máquina.
Não deixe de utilizar capacete com jugular, luva de raspa, óculos de segurança, proteção auricular e cinto de segurança.
Condições para utilizar um caminhão Munck
Primeiramente, o condutor deve avaliar as condições do veículo. Utilize somente calçados resistentes.
Acione os freios e procure manter as rodas calçadas. A área do piso precisa estar plana para uma operação segura.
O espaço onde o caminhão irá circular também merece atenção: A área que será coberta pelo raio de ação da lança deve ser isolada do trânsito de pessoas.
Para isto, sinalize as redondezas da área com cones para informar aos transeuntes que o espaço não está próprio para traânsito e permanência.
Certifique-se de que a área de ação estará livre de obstáculos. Para a operações próximas a aparelhos e redes com eletricidade, bem como escavações em terrenos com cabos de energia, redobre a atenção.
Dicas para a utilização do guindaste
Outro ponto de atenção é o guindaste. Cabe ao condutor do caminhão verificar as condições e utensílios necessários para a condução segura.
Somente eslingas de cabo de aço, cintas e equipamentos específicos para içar cargas. As cordas são necessárias para posicionar e direcionar a carga, jamais para içá-las.
Você também não deve abandonar o caminhão munck quando as cargas estiverem içadas.
Enquanto a lança estiver em movimento com com cargas suspensas, não trafegue e nem permaneça sob a carroceria.
Para utilizar o guidaste, o condutor deve colocar o veículo em ponto morto, acionar a embreagem e engatar a alavanca da tomada de força, verificar o óleo e acionar a sapata das alavancas até que ela se apoie sobre o solo.
Sendo assim, a trava de segurança no gancho é absolutamente necessária. Jamais opere um caminhão munck se não estiver com as travas devidamente posicionadas.
Guinchos e cargas em movimento do caminhão munck
O guincho do caminhão munck foi feito para içar e transportar cargas, jamais para arrastá-las.
Sendo assim, o transporte deve ser feito com a carga suspensa.
O mesmo vale para o movimento do caminhão: enquanto as cargas estiverem suspensas jamais mova o caminhão, pois o movimento pode causar instabilidade e acabar derrubando a carga.
Ao transitar com o caminhão munck, certifique-se que as patolas e lanças foram recolhidas e posicionadas em seu berço de apoio.
Por isso, para preservar a segurança do condutor, ele deve se manter o mais afastado possível da área do raio de atuação da lança.
De preferência, ele deve se posicionar de frente para a movimentação do equipamento.
Condições do caminhão munck
Esteja sempre atento às condições de funcionamento da máquina e observe o local de operação.
Portanto, obedeça os limites da carga, certifique-se de que o caminhão munck será adequado para o peso dos objetos a serem transportados.
Em casos de caminhões de frota própria, o correto é que inspeções periódicas sejam realizadas nos ganchos e outros apetrechos para detectar problemas.
Por isso, confira as condições físicas do equipamento e não deixe de questionar sobre as revisões periódicas dos veículos a serem locados.
Mais notícias