Movimentação de Cargas – Parte II

  • Movimentação de Cargas – Parte II

    Movimentação de Cargas – Parte II

    Entenda o que é e o que você precisa para fazer a movimentação de cargas.

    Quando as cargas são difíceis ou pesadas ou muitas de transportar? O recurso de movimentação de cargas na indústria é essencial.

     

     

    ACIDENTES COM CARGAS PREOCUPAM SETOR DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

     

    Os frequentes acidentes com cargas têm levantado questões importantes entre os profissionais do segmento de transporte e de movimentação de cargas: quem deve ser responsabilizado pelo acidente? E que tipo de punição pode ocorrer? Há diversos fatores que devem ser considerados para responder estas perguntas, porém o que é certo é que todos os envolvidos, desde o contratante do frete, passando pela transportadora até o profissional responsável pela amarração responderão de alguma forma, civil ou criminalmente, pelo acidente.

     

    Ainda há muita negligência no que se refere a processos, qualidade dos materiais usados e qualificação dos profissionais na questão da movimentação de cargas em caminhões. Há muita coisa que precisa ser analisada e é preciso gerar mais informação sobre o tema. Há casos em que motorista e transportadora optam por deixar a carga relativamente solta para evitar o tombamento da carreta em uma curva fechada, por exemplo. A carga cairá da carreta podendo gerar prejuízos ainda maiores ou até mesmo ser um acidente fatal atingindo outros veículos.

     

    O setor de amarração e movimentação de cargas tem se organizado para tentar ressaltar a importância do conhecimento das normas técnicas, da legislação e de todo o processo. Temos estudos da movimentação da carga e realizamos todo o projeto para que não haja acidentes, calculando o peso, especificando os materiais e analisando todas as variáveis, como piso da carreta, que é um dos fatores que pode ser a causa direta do acidente e poucos sabem.

     

     

    O que diz a lei?
    Quando acontece o acidente todos os envolvidos na movimentação da carga, seja o contratante do frete, a transportadora e os profissionais que estão transportando a carga responderão pelo acidente. E uma coisa está clara no Artigo 30 da Lei de Introdução do Código Civil brasileiro: Ninguém se escusa de cumprir a lei alegando que não a conhece. Ou seja, o importante é estar sempre atento para evitar acidentes, mas vale a pena conhecer algumas das penalidades que serão aplicadas aos envolvidos.

     

    Movimentação de Cargas - Parte II

     

    Quais os motivos mais comuns que originam acidentes na movimentação de cargas?

    A falta de informações e conhecimento dos usuários é o fator principal. Mas há uma infinidade de possíveis causas que originaram acidentes durante uma movimentação de cargas. As mais comuns podem ser:

    -especificação incorreta da cinta
    -dimensionamento do equipamento de guindar
    -ângulo impróprio de movimentação do equipamento de guindar
    -definição incorreta do centro de gravidade da carga
    -abrasão, cortes ou perfurações na cinta
    -instabilidade na movimentação decorrente de condições climáticas -desfavoráveis ou inabilidade do operador do equipamento de guindar
    -especificação incorreta de manilhas auxiliares à movimentação
    -uso da cinta em angulação maior que 60°
    -deslizamento da carga durante a movimentação na forma “enforcado”, a partir -de um balanço e não previsão da adequada capacidade de “agarramento” entre cinta e carga
    -não utilização de cabo guia em longos percursos
    -rotação acidental da carga ou colisão com outros objetos
    -comando intermitente de içamento ou arriamento (provocando trancos que aumentam o esforço da cinta)
    -arraste da cinta no chão ou superfície áspera e sob a carga

     

    Legislação da Movimentação de Carga

    Para consultar todas as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, por favor, acesse www.portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm

     

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