-
- 16 set
Você conhece a história dos Guindastes?
O guindaste é provavelmente uma invenção grega ou romana, da qual não existe registros anteriores ao século I a.C.
Os grandes monumentos de pedra anteriores a essa época – as pirâmides do Egito, por exemplo – foram edificados sem auxílio de nenhum mecanismo de suspensão. Os primeiros guindastes surgiram na Idade Antiga na Grécia e eram movidos por homens e/ou animais de carga. Neste período os guindastes eram utilizados para a Construção de edifícios altos. Posteriormente foram desenvolvidos guindastes maiores na qual eram usados com engrenagens movidos por tração humana, podendo assim elevar peças e cargas mais pesadas.
A maior parte do conhecimento sobre os guindastes antigos vem de Vitruvio (I a.C) e de Héron de Alexandria (I a.C), arquitetos romanos. O mais simples dos guindastes descritos continha apenas uma única estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior. Em seu topo, prendia-se a roldana por onde corria a corda que era operada normalmente por um molinete fixo em um dos lados da estaca.
Os guindastes romanos apresentavam sérias limitações. Apesar de a carga poder ser levantada verticalmente, o ângulo em que ela podia girar, sem o guindaste desequilibrar, era muito restrito. Além disso, só poderia ser erguida até a altura das estacas. Outro problema era a imobilidade do equipamento, que precisava ser desmontado a cada etapa da construção.
Os construtores medievais conseguiram superar a maioria desses problemas. A força humana utilizada para fazer funcionar o molinete permaneceu insubstituível até o advento das máquinas a vapor.
Existe uma grande variedade de guindastes em uso, dentre eles estão: os guindastes de pinça, os pórticos, gruas florestais, e os Muncks. O funcionamento de um guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no gabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido. A segurança de toda a operação, bem como a capacidade da máquina, subordinam-se sempre a essa relação matemática.
Atualmente o guindaste é constituído por uma torre equipada com cabos e roldanas que são usadas para o içamento (levantar e baixar) peças, máquina e materiais diversos. Os guindastes podem ser controlados por operadores na cabine do equipamento, ou ainda por unidade de controle via comunicador de rádio.Mais notícias